- Ano: 2015
-
Fotografias:Lance Herbst
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto inclui a construção de dois novos pavilhões. Estes pavilhões se localizam próximos a uma grande casa existente em forma de H que encontra-se no topo de uma colina nivelada que forma parte da grande propriedade.
O programa se divide em dois, um componente recreativo que inclui uma piscina, um pequeno pavilhão ao lado da piscina e uma quadra de tênis; o outro componente é de caráter utilitário e abriga as garagens, quartos úteis e um escritório.
Contexto: A casa existente expressa uma linguagem tradicional, pedra revestida com um telhado de estrutura metálica. A casa encontra-se no centro da colina e está rodeada por um gramado e o caminho veicular de acesso.
Conceito: a ideia era criar uma relação dinâmica entre o velho e o novo, e aproveitar as vantagens arquitetônicas de se localizar no topo de uma colina, criando espaços habitáveis protegidos entre o novo e o antigo.
O diálogo entre o antigo e o novo é configurado mediante o contraste da forma e a estrutura dos novos pavilhões com a casa existente. Os novos pavilhões possuem tetos planos e são revestidos com madeira, formando um contraponto ao peso do edifício existente.
Duas passarelas cobertas proporcionam conexões de luz entre o pavilhão da garagem e a casa. A vista ao horizonte é enaltecida.
Para aumentar a sensação de luminosidade do envelope de madeira do pavilhão da garagem, utiliza-se o concreto na laje do pisto e do teto. Colunas de aço sustentam a laje superior.
Uma linguagem de elementos estruturais de aço em ambos pavilhões ajuda a criar a aparência de uma construção natural e etérea para a nova arquitetura. Muros de gabião são empregados como elemento paisagístico para definir, delimitar e ressaltar os novos pavilhões.